domingo, 1 de agosto de 2010

Ciúme



Eu não sou uma pessoa ciumenta.Eu sou mais possessiva do que ciumenta.Não sou aquele tipo de pessoa que faz escândalo ou que tem ciume de qualquer mulher que se encontre a menos de 200km do meu namorado.Acho que meu ciume é aquele ciume mais manso,ou talvez o que eu sinto também é uma manifestação da minha possessividade.A situação típica é aquela em que vc está por exemplo,numa festa com seu namorado.E chega uma hora que vcs se separam,e de repente vc olha e vê seu parceiro numa roda conversando e naquele momento ele é feliz sem imaginar que vc existe.Ele está sozinho e feliz.E naquela hr eu tenho a consciência de que eu não sou necessária.
Agora eu conheço casos de pessoas doentes de ciume.Que sempre olham para tudo com uma lente de aumento,engrandecem as mínimas coisas,aqueleas coisas tãooo pequenas que nada significam,para eles é o fim,agigantam os anões e fazem com que as suas suspeitas pareçam verdades.Ciume é uma coisa que tem a idade do homem,Sócrates já tinha definido com a dor da alma.Esse sentimento por mts vezes,adquire um furor tão devastador que Shakespeare o chamou de monstro dos olhos verdes e é sobre ele sua obra Otelo,o mouro de Veneza,movido por um ciume doentio de seu melhor amigo com sua esposa acaba matando a terna,doce e honesta Desdemona.O drama de Shakespeare se repete até os dias de hoje,muitos Otelos e Desdemonas encenam seu texto na vida real.Ficam ruminando suspeitas.Vive um eterno sofrimento o que causa estresse.descontrole e isso as leva a protagonizar cenas ridículas e constrangedoras.E esse comportamento pode levar a perda do parceiro.É um paradoxo porque td esse comportamente é justamente pelo medo de perder o parceiro e é justamente esse comportamento doentio que pode levar a perda dele.
O ciume é um veneno que corrói toda alegria e a leveza do relacionamento construindo fantasmas que podem asfixiar o amor.Esses fantasmas,embora não tenham corpo fisico,ganham vida a partir da imaginação de quem tem o ciume.
Eu para e penso,a confiança não é a base do relacionamento?Não permitam que o ciume tome conta de você.Ciume é sinônimo de insegurança.Se vc passa por isso,tem mt ciume,tente procurar uma terapia.Tente avaliar quais são os gatilhos,o que provoca seu ciume(situações,palavras,pessoas).Claro que o ciume,quando leve o ocasional, pode acontecer sempre que quem ama julga poder perder a pessoa amada.Mas esse tipo de ciume costuma desaparecer e não gera desequilíbrio na relação.Se seu ciume está fazendo estremecer a relação,PARE de tornar sua vida e de seu companheiro numa verdadeira tortura.Com esforço,melhorando sua auto-estima,vc se liberta do fardo do ciume.

5 comentários:

  1. Puxa vida, parece até minha esposa escrevendo... rs rs rs Acho que ciúme é falta de confiança (a menos que a outra parte de motivos), possessividade é algo muito material... amor não é isso...

    http://cronicavidanossa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. odeio ciumes
    um poko todo mundo sente mas ciumes fode qualquer relacionamento

    ResponderExcluir
  3. n so ciumento n....achu mto ruim isso!

    http://vauneiguimaraes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ciúme é normal, o problema é quando se torna obsessão!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do blogger,de fato fala realmente sobre o que acontece.
    Seria legal se você falase sobre machismo.

    ResponderExcluir