sábado, 31 de julho de 2010

Fábula do porco espinho


Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos,assim se agasalhav am e se protegiam mutuamente.Mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos,justamente os que forneciam calor. E, por isso, tornaram a se afastar uns dos outros.Voltaram a morrer congelados e precisaram fazer uma escolha:desapareceriam da face da Terra ou aceitavam os espinhos do semelhante.Com sabedoria, decidiram voltar e ficar juntos. Aprenderam, assim, a conviver com as pequenas feridas que uma relação muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram
Moral da história:Na medida em que o tempo passa,a tolerância que antes existia, começa aos poucos a desaparecer,dando lugar no cotidiano para que surjam pequenas intrigas e atritos.Acho que hoje em dia as pessoas estão mais intolerantes com os defeitos dos outros.Esquecem as qualidades e enxergam os defeitos com uma lente de aumento.Não há perfeição.Hoje eu acho que eu tenho uma maior capacidade de suportar.Aceitar algumas situações sem resignação.Talvez hoje eu não tenha mais tantas expectativas quanto antes.E a expectativa é a semente da frustração pq vc cria uma situação que se não sair conforme vc planejou,vc irá se frustrar.Esperar um comportamento de uma outra pessoa baseado no seu comportamento e nas suas atitudes.Todos os relacionamentos precisam de conformismo.Todo mundo tem qualidades ótimas porém também tem defeitos insuportáveis.Ninguém é somente ruim.Hoje eu vejo que nos meus relacionamentos passados eu cobrei demais.Cobrei porque exigia que o outro fosse igual a mim e ele jamais seria.Porque cada um é um individuo.Não é porque ele não te ama do jeito que vc quer,que significa que ele não te ama.Vamos olhar com um olhar mais amplo o comportamento dos outros.É amar o imperfeito e para você ele ser perfeito.O espinho fura mas o calor compensa ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário