sábado, 31 de julho de 2010

"Ostra feliz não faz pérola"


A ostra para fazer uma pérola tem que ter um grão de areia que a faça sofrer.A pérola é um tumor da ostra,a ostra faz aquilo para não ser mais cortada.Isso acontece também com a produção humana.As pessoas felizes jamais deram alguma contribuição para o desenvolvimento da cultura,aliás seria bobagem se elas tentassem dar contribuição porque se elas estão felizes,tratem de gozar sua felicidade.A contribuição vem daquelas pessoas que de alguma forma sofreram.As obras de arte,a 9o sinfonia de Beethoven.Se vc imaginar que Beethoven estava completamente surdo e ele da sua surdez faz aquela obra de arte fantástica,a letra do coral é ALEGRIA Ó ALEGRIA.Se vc pensar em Van Gogh,que tinha variações de humor terríveis,crises que duravam de 2 a 4 semanas e nesse período não conseguia pintar.Ficava violento.Depois de ter cortado a própria orelha,retorna com seu auto retrato com a orelha cortada.A maravilhosa Virginia Woolf que antes de se suicidar deixou um bilhete maravilhoso para seu marido mostrando todo desespero que ela sentia presa em sua própria pele.Nesse bilhete ela escreveu:"Querido,
Tenho certeza de estar ficando louca novamente. Sinto que não conseguiremos passar por novos tempos difíceis. E não quero revivê-los. Começo a escutar vozes e não consigo me concentrar. Portanto, estou fazendo o que me parece ser o melhor a se fazer. Você me deu muitas possibilidades de ser feliz. Você esteve presente como nenhum outro. Não creio que duas pessoas possam ser felizes convivendo com esta doença terrível. Não posso mais lutar. Sei que estarei tirando um peso de suas costas, pois, sem mim, você poderá trabalhar. E você vai, eu sei. Você vê, não consigo sequer escrever. Nem ler. Enfim, o que quero dizer é que é a você que eu devo toda minha felicidade. Você foi bom para mim, como ninguém poderia ter sido. Eu queria dizer isto - todos sabem. Se alguém pudesse me salvar, este alguém seria você. Tudo se foi para mim mas o que ficará é a certeza da sua bondade, sem igual. Não posso atrapalhar sua vida. Não mais. Não acredito que duas pessoas poderiam ter sido tão felizes quanto nós fomos.V".Poderíamos citar diversos outros nomes pois foram várias outras pessoas com uma criatividade artistica imensa porém com tantas perturbações internas.Talvez eles tentassem enxergar a vida com as lentes coloridas da esperança ou talvez como disse a prórpia Frida Kahlo:"pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade"..
Para encerrar,trazendo novamente o título da postagem,a pérola é uma ferida cicatrizada.Vamos tentar cubrir nossas mágoas.rejeições,sofrimentos com camadas e camadas de amor para produzirmos,também,uma pérola.A pérola é produzida quando as células da ostra começam a trabalhar para remover aquele agente agressor colocando camadas e mais camadas para proteger a ostra indefesa.Façamos isso também a nosso favor!!!

2 comentários:

  1. Eu conhecia todo o processo da ostra e sua transformação da dor na beleza, é isso que os poetas fazem ^^^

    ResponderExcluir
  2. Tão linda comparação das ostras com o ser humano.
    A dor em ambas, será igual? Rs

    Beijinhos, adorei!

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir