domingo, 1 de agosto de 2010

Não precisa gritar para ser ouvido



Tem coisa mais irritante do que vc estar conversando com alguém e de repente vcs vão se alterando,e a pessoa vai começando a aumentar a voz e qd vc ve ela está gritando..Nãoo na verdade ela está berrando.É como se fosse normal na hr da raiva elas ficarem insistentemente aumentando o volume.É como se ela falando alto,instantaneamente ficaria com a razão ou talvez intimidaria a outra pessoa e a briga se encerraria por ali.Seja qual for sua posição ou a situação,vale mais seu argumento que o seu tom de voz. A não ser que seja extremamente fundamental(numa sala de aula com 100 alunos aonde o microfone não funciona p ex)você não precisa gritar para conseguir as coisas.Tem 2 textos que falam sobre isso que eu adoro e eles relatam a mais pura verdade.P mim,eles são lições.Há tempos eu venho aprendendo a falar baixo na hora da discussão.Pq gritar não aumenta minha razão,ñ fará a outra pessoa entender meu ponto com mais rapidez,me deixa ainda mais nervosa,minha boca seca,minha mão treme..mt estresse...tem mts coisas que eu preciso evoluir e essa é uma coisa que eu trabalho para me tornar melhor.Espero que gostem.P mim eles são uma inspiração

“Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:
- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
- Estou ouvindo um barulho de carroça.
- Isso mesmo, disse meu pai, é uma carroça vazia.
Perguntei a meu pai:
- Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
- Ora, ele respondeu, é muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.
Tornei-me adulto e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, gritando para intimidar, tratando o próximo com grosseiria, de forma inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de todo mundo e querendo demonstrar que é a dona da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo: quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz…”

Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:"Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas ?" "Gritamos porque perdemos a calma", disse um deles.
"Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado ?", questionou novamente o pensador.
"Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça", retrucou outro discípulo.
E o mestre volta a perguntar:"Então não é possível falar-lhe em voz baixa ?"
Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.
Então ele esclareceu:"Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido ?"O fato é que,quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito.Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente.Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância.Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas?Elas não gritam. Falam suavemente.E por quê?Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena.Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram.E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta.Seus corações se entendem.É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.
Por fim, o pensador conclui, dizendo:"Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta".

2 comentários: